3 dias no Uruguai
O Uruguai é o destino ideal para aquela escapadinha no final de semana ou feriado prolongado. É um país pequeno e o foco do turismo está concentrado em Montevidéu, Colônia do Sacramento e Punta del Este. Com um tempo de voo menor que 3 horas, saindo de Guarulhos, fica muito prático fazer este bate-volta.
Montevidéu, capital do Uruguai, tem um pouco mais de um milhão e trezentos mil habitantes, o que a torna uma cidade de certa forma tranquila, mesmo sendo uma capital.

Estivemos por lá em uma viagem de três dias durante um feriado prolongado em novembro e foi muito proveitoso!
A maior parte do nosso transporte foi através de táxi, que não eram caros, e ainda os taxistas eram bons guias turísticos.
Ficamos hospedados na região de Punta Carretas, que foge um pouco do centro, sendo mais tranquilo para sair à noite, e com boas opções de restaurantes.
Começamos nosso roteiro com um passeio pela manhã caminhando pelo centro histórico, chegando na Plaza Independencia, observando a arquitetura do Palácio Salvo, cartão postal da cidade.

Na sequência fomos em direção à Catedral Metropolitana, passamos ao lado do Teatro Solís e, ainda no caminho, passamos pela Plaza Constitución, onde estava acontecendo uma feira de artesanato e antiguidades, que acontece todo o sábado.


Seguimos pelas ruazinhas dessa parte antiga da cidade até o Mercado Del Puerto, onde havia algumas lojas de souvenirs e vários restaurantes. Nesta região havia várias casas de câmbio e também a maioria das lojas aceitava reais.
É um local bem turístico, e quase a totalidade dos restaurantes servem principalmente a parrillada, churrasco típico uruguaio.


Então, sem dúvidas, nosso almoço foi uma excelente parrilla, acompanhada de um bom vinho uruguaio.
Como programa da tarde, saímos do mercado e, de táxi, fomos até a vinícola Bodega Bouza, a uma distância de quase 20km.

Já havíamos agendado previamente uma visita guiada com degustação pela internet.

A vinícola não é muito grande, mas é bem organizada e bonita, fizemos o tour para aprender um pouco mais sobre vinho e sobre a história dele no Uruguai. Na sequência, fomos para a melhor parte: a degustação!

Para finalizar o primeiro dia, retornamos ao hotel, descansamos um pouco e, então, saímos para jantar em restaurante próximo.
Para o segundo dia, havíamos reservado no hotel um passeio para Punta del Este e Punta Ballena. Achamos mais fácil desta forma, mas também pode-se fazer o passeio alugando um carro, para ficar mais livre. No nosso caso, como era domingo, os horários das locadoras dificultaram um pouco, e alugar o carro por mais dias ou pegando no aeroporto não valia a pena. Então, o tour foi uma boa opção e na maioria dos hotéis é oferecido.
As 9:00h o ônibus passou no hotel e seguimos em direção a Casa Pueblo em Punta Ballena.
É uma casa obra de arte, pois além de residência, possui uma arquitetura única, construída pelo escultor Carlos Páez Vilaró, demorou quase 40 anos para ser finalizada. Muito interessante!

Importante alertar que o pagamento para a visita só podia ser feito em dinheiro, não aceitavam cartão, mas podia ser em reais também. Se conseguir visitar a casa para ver o pôr-do-sol, melhor ainda! É um espetáculo, no fim todos batem palma! Infelizmente, com este tour, não pudemos ficar...

Seguimos viagem até Punta del Este, cidade de veraneio de uruguaios, brasileiros, e principalmente argentinos. Em novembro, baixa temporada, a cidade estava com pouquíssimo movimento, mas no verão há muito trânsito.
Após passar pelo bairro das mansões, fomos para o centro da cidade almoçar. Ali é um bom lugar para passear e fazer compras.
E não podia faltar a foto com Los Dedos! Ou La Mano, ou Hombre emergiendo a la vida, outros nomes da escultura feita em apenas 6 dias pelo artista chileno Mario Irarrázabal, em 1982.

Passear pela orla é bastante agradável. A cidade possui muitas mansões, hotéis de luxo e cassinos. Uma desvantagem desta tour de ônibus é que não dá tempo para fazer uma apostinha hehe.

O passeio durou quase o dia todo, chegamos no início da noite ao hotel em Montevidéu.
No terceiro e último dia, andamos pelas redondezas do hotel, em Punta Carretas, passeando por lojinhas, comprando souvenirs, doce de leite e vinhos.

Também passeamos pela Rambla República del Perú, à beira do Rio da Prata, na Playa de los Pocitos, ou como mais conhecida, Rambla de Pocitos. É a “beiramar” dos uruguaios, por ali, muita gente passeando, fazendo as atividades físicas ao ar livre e tomando mate. Lembra um pouco Copacabana...

E assim, finalizamos mais uma viagem, muito bem aproveitada, com um roteiro bem simples, muito agradável, e o orçamento bem enxuto.

Quer conhecer o Uruguai?! Podemos organizar sua viagem para que seja ideal para seu perfil, considerando tempo, estilo e orçamento. Entre em contato!