Festas de Outubro em Santa Catarina

12 Oct 2017

Outubro é o mês das festas em Santa Catarina! São mais de 10 festas típicas, entre elas: Oktoberfest, a mais famosa, em Blumenau, Fenarreco em Brusque, Marejada em Itajaí, Fenaostra em Florianópolis, Bierville em Joinville, Tirolerfest em Treze Tílias e por aí vai...

Nós não podíamos deixar de participar e resolvemos fazer uma maratona: 3 festas em 1 dia e meio! Começamos comendo sardinha, bebemos muito chope e terminamos com um marreco recheado! Já imaginou por onde passamos né?!

Marejada, Oktoberfest e Fenarreco, são estas as festas que vamos mostrar um pouco agora:

 

Marejada - Itajaí

 

Começamos no domingo indo almoçar na Marejada em Itajaí. É uma festa dos imigrantes portugueses que colonizaram a região. Há 3 pavilhões na festa que acontece no Centreventos: pavilhão Sardinha na Brasa, o pavilhão Tasca e o pavilhão Gastronomia, além de uma área descoberta, o Fish Garden.

Infelizmente neste dia estava chovendo, então o Fish Garden estava vazio. A Tasca, que aparece aos fundos na foto, era onde tocava fado e haviam comidas típicas a la carte. O mais animado era o Sardinha na Brasa, que, obviamente era onde podíamos comprar a tal sardinha, e havia a banda Marejada animando!

O pavilhão Gastronomia, um grande espaço com muitas mesas e barracas de diversos tipos de comidas típicas, muito camarão e frutos do mar, coxinha de bacalhau e até os doces típicos portugueses.

E para quem não gosta de peixes e frutos do mar, há food trucks com diversas opções.

Os preços são bem variados:

5 sardinhas - 12 reais

Coxinha de bacalhau - 8 reais

Mix de frutos do mar - 50 reais

doces portugueses - 10 reais cada ou 50 pela caixa com 6.

 

A entrada na festa é gratuita, o estacionamento ao lado custa 15 reais.

 

A festa este ano está acontecendo entre os dias 5 e 15 de Outubro.

 

Oktoberfest – Blumenau

 

A Oktoberfest em Blumenau está na 34ª edição e este ano acontece entre os dias 4 e 22 de Outubro. A primeira foi realizada em 1984, após a grande enchente de 1983 e de outra enchente em 1984, ajudando aos moradores a reconstruir a cidade.

Desde criança ouço falar da Oktober, mas tinha aquela ideia de bebedeira apenas, mas a festa é muito mais que isso! Muito mesmo! Vou listar algumas coisas que me impressionaram:

  1. A estrutura: a Vila Germânica atrai turistas o ano todo, por isso, já é um local bem sinalizado e fácil de se chegar. Além da vila em si com a arquitetura típica alemã, lojas de souvenirs, cafés, restaurantes, etc...há os 3 pavilhões muito grandes e interligados, não tendo problema se está chovendo. Há também o novo biergarten, e ainda a praça de alimentação e um parque de diversões. Havia muita propaganda também sobre oaumento do número de banheiros este ano;

  2. A limpeza: numa festa deste porte é normal ver copos pelo chão, mas não foi o que presenciamos. Ficamos impressionados porque o chão estava quase sempre limpo, tanto na praça de alimentação, como nos salões e banheiros! Fomos no domingo, não era o dia mais cheio, mas mesmo assim foi um ponto de destaque, pelos funcionários da limpeza e pela educação de todos;

  3. O clima: numa festa assim você só espera alegria e é o que realmente vai encontrar! O clima é de muita animação entre todos e também vimos muitas crianças se divertindo com os pais. Provavelmente também por ser domingo o dia em que o pessoal vai mais em família;

  4. A programação: tem muita coisa legal acontecendo o tempo todo, por isso o tempo acaba até passando rápido demais! Tem grupo folclórico, concurso de chope em metro e muitas bandas, que tocam principalmente musica alemã, mas também um pouco de tudo (sim, teve Despacito também rsrsrs), e ainda na maioria das músicas eles ensinam a coreografia! Não tem como não se divertir!!

  5. Os chopes: a quantidade e a qualidade! Muitos tipos de chope e muitas torneiras, de muitas cervejarias, mas a Eisenbahn dominava.

 

Vou então contar melhor o que fizemos por lá:

Ficamos hospedados num hotel bem próximo da Vila Germânica, cerca de 50 m, o que foi excelente, pois não precisamos nos preocupar em dirigir ou pegar táxi à noite. Não são muitos os hotéis nesta região, conseguimos um preço bom reservando apenas uns 3 dias antes, mas isso porque era o primeiro fim de semana da festa. Para quem vai nos dias próximos do feriado de 12 de Outubro, é bom reservar com antecedência.

Já no check-in do hotel entramos no clima, pois estava tudo enfeitado, o recepcionista usava traje típico e ainda ganhamos as canecas da festa!

E assim chegamos à Vila Germânica por volta das 15h de domingo...

Logo vimos um lugar onde tinha café colonial e aproveitamos para comer uma cuca!

E já sentimos a animação do pessoal antes mesmo de entrar nos pavilhões...

 

A praça de alimentação é cheia de barraquinhas, cada uma com sua especialidade. Tem a Schwein’s Haus, que é a Casa do Suíno, a Enten Haus, Casa do Pato e por aí vai...

Na Enten Haus compramos hambúrguer de pato e de marreco. O de marreco vinha com repolho roxo. Gostei mais do de pato!

E tinha também muita salsicha!! Espetinho de “wurst” que não acabava mais...

Alguns preços das comidas e bebidas:

Água 500mL – 4 reais;

Chope pilsen – 9 reais;

Chopes especiais – 10 reais;

Espetinho de salsicha alemã com pão – 14 reais;

Hambúrguer de pato ou marreco – 21 reais;

Buffet de comidas típicas – 40 a 50 reais.

 

Como já falei, por ser domingo e não ser no fim de semana de maior movimento, estava tudo bem tranquilo!

Outra coisa que gostei muito é que dentro dos pavilhões tem mesas e bancos, dando pra descansar um pouco de vez em quando para aguentar a folia!

Os tradicionais desfiles da Oktoberfest acontecem na Rua XV de Novembro, no centro da cidade, nas quartas e sábados. Este também é o lugar ideal para quem quiser comprar um traje típico ou algum souvenir.

Com certeza queremos voltar para assistir ao desfile, mas por enquanto já pudemos ver alguns carros alegóricos em exposição nos pavilhões, como a famosa centopeia!

 E também vimos as apresentações dos grupos folclóricos:

...e o concurso de chope em metro (1 metro = 600 mL) feminino e masculino!

E aprendemos ou relembramos muitas músicas alemãs!! As bandas que mais gostamos foram a Banda Canarinho e a Banda XV, mas tem outras mais famosas que não estavam neste dia, como a Cavalinho e a VOX3!

 

E para fechar com chave de ouro, Ein Prosit!!!

 

Quem ficou com vontade de ir ainda dá tempo, tem festa todos os dias até o dia 22!

 

Lembrando que é bom comprar o ingresso antes, pois há um número máximo de pessoas no local. Há alguns dias e horários em que a entrada é gratuita. Nos demais, varia de 12 a 40 reais.

 

Mais informações no site oficial:

http://www.oktoberfestblumenau.com.br/

 

Fenarreco – Brusque

 

Depois de um domingo de muita festa, na segunda ainda tinha mais! Fomos almoçar na Fenarreco, a Festa Nacional do Marreco, em Brusque.

Talvez para quem não é catarinense ou do sul, esta não seja tão famosa, mas nós sempre ouvimos falar do marreco recheado!! Então tínhamos que experimentar!

Na segunda-feira a entrada é gratuita. Por ser segunda não havia muito movimento.

Nos mesmos moldes das demais festas típicas, há alguns pavilhões com bandinha e muita comilança!

Fomos então ao que interessava: o marreco!

No cardápio estava ½ marreco, então pensamos em pegar este prato e mais um de eisbein, o joelho de porco.

Muito inexperientes! Os dois pratos eram enormes, dava para dividir em dois tranquilamente! Resultado: levamos duas marmitas para casa!! Então, o conselho é pegar apenas 1 e dividir, até porque para quem é um pouco chato para comer pode não gostar do marreco, pois tem um gosto bem forte...

 

Também havia a opção de buffet de comidas típicas, para quem quiser experimentar mais coisas diferentes.

 

Os preços eram:

½ marreco recheado com acompanhamentos – 42 reais

Eisbein com acompanhamentos – 32 reais

Buffet livre – 42 reais

Chope pilsen – 8 reais

 

Quem estiver por perto ainda dá tempo! A festa vai até o dia 15 de outubro!

 

Bom, nós já aproveitamos este ano e estamos planejando ir com a família e os amigos no ano que vem!

E para quem vem com mais tempo e quer aproveitar para conhecer Santa Catarina além de ir nas festas, há muitos outros lugares e passeios para fazer na região. Fale com a gente para montarmos um roteiro personalizado!

Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

3 dias em Viena!

14 Nov 2019

1/3
Please reload

Posts Recentes