Gramado: Natal Luz e muito mais!

17 Dec 2017

Quem nunca sonhou em ir para Gramado na época de Natal?! Nós acabamos de realizar este sonho e vamos contar tudo!! Tem Papai Noel, muitas luzes, muito chocolate, mas não só isso! Vamos dar outras dicas de como fugir um pouco do movimento do centro de Gramado e aproveitar a natureza exuberante da região!

 

Visitar Gramado é maravilhoso em qualquer período do ano. A cidade é linda, tem uma ótima estrutura turística, muitas atrações, programas para todas as idades e todos os bolsos! O Natal Luz é a programação especial de Natal na cidade, que acontece entre o final de outubro até o início de janeiro, e este ano está na 32ª edição. Este período é quando a cidade fica mais cheia de turistas, mas mesmo se você não gosta de muito movimento, vale a pena conhecer! Seguindo as dicas certas, é possível aproveitar o melhor do Natal Luz sem stress!

 

A cidade fica toda decorada: presépios, Papai-Noel e muitas luzes!!

O trânsito no centro da cidade fica bastante intenso nesta época, por isso, vale a pena pagar um pouco mais pela hospedagem num local que permita se locomover a pé.

A Rua Torta, que fica entre a Av. Borges de Medeiros e a Rua Ângelo Bisol, também tem decoração especial!

 

Atrações do Natal Luz de Gramado

 

Há muito para ver no Natal Luz!

A programação oficial está no site http://www.natalluzdegramado.com.br/, onde também é possível adquirir os ingressos para os shows pagos.

Muitas atrações são gratuitas, entre elas, o show do acendimento e os shows da rua coberta.

 

Show do acendimento:

Acontece todos os dias às 20:30, em frente ao Palácio dos Festivais, com duração de 20 minutos.

Uma excelente idéia: uma “fábrica” que gera energia para acender as luzes de toda a cidade, e precisa da participação do público para que tudo aconteça!

Não vamos estragar a surpresa! Quem puder assistir ao vivo, verá muito mais!!

 

Rua Coberta:

A iluminação da Rua Coberta é sensacional!!

Os shows na Rua Coberta acontecem diariamente às 19:30. Em outros horários também acontecem apresentações, que podem ser vistas na programação exposta na entrada da rua.

Vimos um coral se apresentando às 18:00:

Infelizmente não ficamos muitos dias na cidade, então não pudemos ficar para os shows das 19:30, pois haviam outros programas à noite...mas quem puder, vale a pena conferir!!

 

Parada de Natal

A parada de Natal acontece de sexta à domingo, às 16:00, na Av. Borges de Medeiros, em frente à Igreja São Pedro e à Rua Coberta.

Papai Noel, bonecos de neve, soldadinhos, a alegria das crianças!!! Chegue no horário, pois é bem rapidinho!

 

Espetáculo do Lago

O espetáculo mais famoso do Natal Luz é, sem dúvida, o show do Lago! Não é no Lago Negro, como muitos podem pensar, é num lago menor no centro da cidade, o Lago Joaquina Rita Bier.

Este ano foi a estreia do espetáculo Reencontros de Natal, um novo tema para o show no lago, muito especial! Foi a primeira vez que assistimos, então não sabemos dizer se é melhor que os anteriores, mas nos surpreendemos muito! Superou nossas expectativas!!

Este espetáculo acontece às quartas e sábados, às 21:30 e tem duração de 1 hora. Os ingressos custam a partir de 140 reais (inteira). Não é barato, mas vale cada centavo! Com certeza, você não irá se arrepender!

É importante chegar com antecedência para encontrar o setor da arquibancada e se posicionar melhor.  O show não atrasa, começa às 21:30 em ponto!

É uma superprodução!! Parecia que nem estávamos no Brasil!

Além do espetáculo no lago, há outros 2 eventos pagos, que acontecem em outros dias da semana e em outros lugares:

Natal pelo Mundo – terças e sextas às 21h na Expogramado;

Grande Desfile de Natal – quintas, domingos e segundas às 21:30 na Expogramado.

 

Tem programação para todos os dias!! E ainda tem a Vila de Natal na Praça das Etnias, também gratuita e a Aldeia do Papai Noel, aberta o ano todo, com entrada paga (http://www.papainoel.com/).

 

 

Fábricas de chocolate

 

As lojas de chocolate estão por toda parte em Gramado!! Melhor ainda, é possível visitar as fábricas de chocolate!!

A maioria das fábricas fica no bairro Carniel, ao longo da Av. das Hortênsias, que liga Gramado e Canela.

A Caracol, tradicional produtora de chocolates caseiros em Gramado, tem o Reino do Chocolate, espaço temático que retrata a história do chocolate.

A visita estava custando R$ 18,00, com duração de 20 minutos. Preferimos investir nos chocolates rsrsrs...

 

A Florybal também tem muitas lojas espalhadas e espaços de entretenimento. É um mundo de magia!!

Também é possível visitar a Mini Fábrica de Chocolate da Florybal.

Achamos os chocolates com preços mais em conta que as demais.

 

A loja temática da Florybal fica na Av. das Hortênsias, ao lado do Reino do Chocolate da Caracol. Já esta Mini Fábrica e também o Parque Temático Terra Mágica Florybal ficam na Av. Don Luiz Guanella, 264, em Canela, continuação da Av. das Hortênsias.

 

Além da Caracol e Florybal, há várias outras fábricas de chocolate, como a Lugano e a Prawer. Que tentação!!!

 

 

Passeios ao ar livre

 

Para fugir um pouco do movimento do centro de Gramado, separamos alguns passeios em meio à natureza!

 

Ecoparque Sperry

 

Este ecoparque foi uma ótima descoberta ao preparar o roteiro desta viagem!

O Ecoparque Sperry fica a 8 km do centro de Gramado, na Linha 28, Vale do Quilombo – Canela.
O acesso principal está localizado na RS-235 entre Gramado e Canela, na esquina do Outlet Sierra e Chocolate Prawer. O GPS pode traçar outro caminho, mas podem ir por esse que é bem mais perto e sem problemas.

É um lugar encantador! Há trilhas para fazer que levam a 4 cachoeiras, auto-guiadas, fáceis, a maior parte na sombra, com duração de aproximadamente 2 horas, com paradas para descansar e admirar!!

Logo no início, um mirante para a belíssima Cascata do Trombão:

Depois, há a Cachoeira Escondida e pinturas rupestres "contemporâneas".

E em seguida, a Cachoeira do Poço...

...e a Cachoeira da Usina, que é a mais difícil de chegar, pois precisa descer (e depois subir) uns 200 degraus:

E além deste belo cenário, o parque conta com um restaurante maravilhoso, o Bêrga Motta!

No meio do mato, um ambiente muito agradável, o restaurante oferece “comfort food”, comidinhas caseiras, com ingredientes da horta e do pomar locais, uma delícia!

O parque abre de terça a domingo, mas o restaurante apenas aos sábados, domingos e feriados. O ingresso custa 15 reais por pessoa, ou, se for almoçar são 68 reais pelo almoço e entrada no parque. Não aceitam cartão.

Mais informações em http://www.ecoparquesperry.com.br/sperry/.

É um lugar muito bacana! Vale muito a pena conhecer!!

 

Le Jardin Parque de Lavanda

Outra atração não tão tradicional de Gramado é o Le Jardin Parque de Lavanda.

É um lugar lindo, que foi aberto ao público em 2006, fica a 5 km do centro de Gramado, na RS-115.

Além do cultivo das lavandas, há uma diversidade enorme de espécies de plantas e flores!! É um jardim maravilhoso, muito bem cuidado!

Na estufa, você pode escolher mudas para comprar!

Além de tudo, ainda há um café anexo à loja, cuja especialidade é o strudel!!

A entrada é gratuita e o estacionamento no local também. Como retribuição, você pode adquirir produtos da loja, divulgar para os amigos e avaliar no TripAdvisor!

Mais informações em: http://lavandas.com.br/

 

Lago Negro

Não podia faltar o passeio no Lago Negro, lugar imperdível para quem visita Gramado!!

Domingo de sol, dia lindo, muuuitos turistas e também moradores passeando no lago, que, mesmo assim, sempre é um lugar muito agradável. Nesta época o que surpreende são as hortênsias, que dominam a paisagem da região e no Lago Negro são um show à parte!

As hortênsias florescem de novembro a março, sendo o auge em dezembro e janeiro. Mais um motivo para visitar Gramado nesta época!

A entrada no Parque do Lago Negro é gratuita. Os passeios de pedalinho custam a partir de 30 reais, 20 minutos. E o lago estava cheio de pedalinhos!!!

 

Assim é Gramado na época de Natal, mas ainda tem muito mais!! Outras atrações como o Mini Mundo, a Snowland, o Mundo a Vapor, outros museus e muita comida boa estão lá o ano todo para serem aproveitadas!!

 

Ainda dá tempo para ver o Natal Luz, que este ano começou em 26 de outubro e vai até 14 de janeiro. Se não der agora, é só programar para o ano que vem!! Esperamos que nossas dicas ajudem a tornar sua viagem ainda melhor, e que o sonho de conhecer Gramado no Natal se torne realidade para todos!!!

Compartilhar no Facebook