Trilha para a Costa da Lagoa em Florianópolis

9 Jan 2018

Florianópolis, Floripa, Ilha da Magia, capital catarinense...temos tanto para contar que até se torna difícil escrever, saber por onde começar. Não é apenas um destino que programamos alguns dias para visitar, conhecemos há 15 anos, quando viemos para a faculdade, depois fomos embora e agora não resistimos e voltamos para morar!

Para começar, então, escolhemos um lugar da ilha que é um bom passeio tanto para os turistas como para os moradores: a Costa da Lagoa.

 

A Costa da Lagoa é uma região da Lagoa da Conceição acessível apenas por barco ou trilhas. Há linhas regulares de pequenas embarcações para levar moradores e turistas, que fazem o trajeto do Centrinho da Lagoa até a Costa, ou também que saem do Parque do Rio Vermelho.

O terminal no centrinho da Lagoa fica ao lado da ponte de pedra, junto à marina. A travessia leva de 40 min a 1 hora. Veja os horários e preços.

É recomendável tentar chegar antes do meio-dia na Costa se o objetivo for almoçar, pois há cerca de 15 restaurantes que costumam ficar bem cheios. A especialidade são os frutos do mar, principalmente a sequência de camarão.

 

Existem algumas trilhas para a Costa da Lagoa, como a do Canto dos Araçás, a do Monte Verde e a de Ratones. A mais curta é a de Ratones. É sobre esta forma de chegar na Costa que vamos falar neste post.

O acesso para o início da trilha em Ratones se dá pela Estrada Bento Manoel Ferreira, próximo ao Sítio Flor de Ouro. São aproximadamente 7 km após o acesso de Ratones na SC-401. Também há acesso pela Vargem Pequena, passando por alguns trechos de estrada de terra. Há sinalização nas proximidades.

Não há um estacionamento, os carros podem ficar estacionados na rua mesmo. Esta é a entrada para a trilha:

A trilha tem 1300m e dura cerca de 45 minutos. Nós levamos aproximadamente 1 hora, parando para tirar fotos.

É uma trilha de nível moderado, pois tem elevações e alguns trechos escorregadios.

Depois do esforço da subida, a recompensa!

Avistar a Lagoa da Conceição por um outro ângulo, o silêncio, o contato com a natureza...vale a pena!

Depois dos trechos de subida e descida, há uma parte mais plana, para chegar a região habitada da Costa, onde estão os restaurantes. É um caminho encantador!

Almoçamos no Restaurante Cabral. Para quem vem de barco, fica no ponto 19.

Quem quiser pode tomar banho na lagoa...

A sequência de camarão neste restaurante é uma boa opção. É composta por camarão à milanesa, ao bafo, a dorê, bolinho de siri e peixe ao molho de camarão (que não aparece na foto). Estava custando 109 reais para 2 pessoas, mas pedindo mais algum acompanhamento, como arroz ou batatas, serve 3 pessoas tranquilamente.

Outra boa pedida é a caipirinha com mel. O serviço estava um pouco lento, mas ainda assim achamos que valeu a pena. Se preferir, mais à frente há outros restaurantes.

 

Depois de almoçar, resolvemos fazer mais uma caminhada de cerca de 10 minutos até a cachoeira próxima ao centrinho da Costa. O caminho muito bonito, por sinal....

A entrada para a cachoeira é sinalizada, mas um pouco escondida...mas provavelmente você encontrará mais pessoas indo até lá.

É comum a cachoeira estar seca. Desta vez estava com uma pequena queda d’água.

Por estar com pouca água, é possível subir pela cachoeira, com cuidado pois as pedras são escorregadias.

Do alto, de dentro da cachoeira, avista-se a lagoa!

E pela frente ainda tínhamos o desafio da volta...voltamos pela mesma trilha até Ratones. Foi cansativo, mas nada impossível. Há a opção de voltar de barco, para o Rio Vermelho ou para o centrinho da Lagoa. Lembrando que estes 2 pontos são bem distantes de Ratones, então, como tínhamos que buscar o carro, o jeito foi encarar a trilha novamente!

 

Floripa tem muitas trilhas, muitos cantos preservados, muito a ser explorado! Em breve, escreveremos mais aqui no site. Se tiver alguma dúvida ou curiosidade, ou se vem para Floripa e quer mais dicas, não deixe de falar com a gente!

Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

3 dias em Viena!

14 Nov 2019

1/3
Please reload

Posts Recentes

14 Nov 2019