Floripa: descubra qual é a sua praia no norte da ilha!

25 Feb 2018

Março está chegando e é um dos melhores meses para aproveitar a praia em Floripa! O auge da temporada de verão passou e as águas estão mais quentes. Mas Florianópolis tem tantas praias, uns dizem que são 42, outros que são 100...bem, são muitas! Não vamos falar de todas, nem listaremos as melhores, pois cada um tem a sua praia, certo? Escolhemos uma região para ajudar vocês a descobrirem para qual praia querem ir...

Vamos falar um pouquinho das praias do Norte da Ilha, que são as mais desenvolvidas quanto à infraestrutura, com muitos hotéis, restaurantes, bares, casas noturnas, entre outros serviços turísticos.

 

 

1. Santinho

 

Considerada uma das praias mais limpas do Brasil, a praia do Santinho é de mar aberto, mais agitado e um pouco mais frio que as outras praias do norte da ilha, frequentada por surfistas, além do público em geral.

Do seu lado direito, dunas a separam da praia dos Ingleses e, do lado esquerdo, o famoso resort Costão do Santinho.

Ao lado do resort, tem início a trilha do Morro das Aranhas, em direção à praia de Moçambique, que já fica no leste da ilha. Esta região guarda parte do acervo arqueológico da Ilha de Santa Catarina. É possível observar as inscrições rupestres e ter uma linda vista da própria praia do Santinho.

 

2. Ingleses

 

Ingleses é um bairro independente, que cresceu muito nos últimos anos, bastante populoso e movimentado. No seu "centrinho" há uma grande diversidade de bares, restaurantes, sorveterias e lojinhas, frequentados dia e noite.

A praia tem uma extensão de quase 5 km, mar aberto. No canto direito da praia estão as dunas que a dividem da Praia do Santinho e onde também se pode praticar sandboard.

Há uma trilha que começa numa gruta no canto direito da praia e segue pela mata e pelas pedras, com lindas vistas!

 

3. Brava

 

A Praia Brava, assim como a de Ingleses é de mar aberto, queridinha dos surfistas. O acesso à praia é por uma única rua, em uma região residencial, com poucos estabelecimentos comerciais. 

A faixa de areia é maior do que na maioria das praias do norte e a paisagem formada pelos morros e vegetação ao redor dá todo o charme a esta belíssima praia!

 

4. Lagoinha do Norte

 

Entre a praia Brava e a de Ponta das Canas, está a Lagoinha, que é menos explorada. Nem vou falar muito para os locais não ficarem bravos rsrs

 

5. Ponta das Canas

 

Ponta das Canas está situada entre Canasvieiras e Ingleses e as praias vizinhas são a Cachoeira do Bom Jesus e a Lagoinha.

No local há uma grande comunidade de pescadores, então prepare-se para ver muitos barquinhos coloridos na areia!

É um prato cheio para quem adora fotografar e apreciar o pôr-do-sol! Há um deck com bancos próximo ao cruzamento da Rua Dep. Fernando Viegas com a Servidão Luiza Neves de Oliveira.

 

6. Cachoeira do Bom Jesus

 

Vizinha de Canasvieiras, mas menos movimentada, a praia da Cachoeira é muito apreciada por quem mora em Floripa, mas também já foi descoberta pelos hermanos.

Geralmente de águas calmas, é uma boa praia para praticar esportes como stand-up paddle ou caiaque.

É uma praia bastante apreciada por famílias com crianças!

 

 

7. Canasvieiras

 

Canasvieiras é praticamente uma cidade independente no norte da ilha, movimentada durante o ano todo. É o reduto dos castelhanos e gaúchos.

É uma praia de águas calmas e mais quentes, se comparadas ao restante da ilha. Na alta temporada não é muito fácil conseguir um espacinho na sua estreita faixa de areia.

A praia possui um trapiche, de onde partem escunas, ou os também chamados “barcos piratas” que fazem o passeio para ilhas e fortalezas.

O principal roteiro tem duração de 5 horas e compreende a visita à Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, parada para almoço em uma praia de Governador Celso Ramos, Ilha do Francês e Baía dos Golfinhos. Os golfinhos aparecem com frequência! Também é possível fazer passeio semelhante saindo do trapiche do centro de Florianópolis. Na alta temporada de verão é recomendado reservar com pelo menos 1 dia de antecedência. Mais informações em: https://www.scunasul.com.br/

 

 

8. Jurerê

 

Jurerê se destaca pela infraestrutura. É dividida em duas partes: Jurerê Tradicional e Jurerê Internacional.

A parte tradicional é a “normal”, digamos. Principalmente quando comparada à internacional, que esbanja o seu glamour.

Jurerê Internacional impressiona pelas mansões sem cerca ou muro e os beach clubs, que atraem muitos turistas e famosos na temporada de verão, bem como os moradores de Floripa. Há um calçadão com lojas e cafés chamado Open Shopping.

 

Mesmo se você não está a fim de festa, dar uma volta pelo bairro e curtir a praia é tudo de bom!

 

 

9. Praia do Forte

 

É possível chegar de carro nesta praia de sombra e água fresca, mas melhor ainda é pela trilha entre ela e a praia de Jurerê Internacional, passando pela Fortaleza de São José da Ponta Grossa.

 

A vista já vale o esforço da trilha, que é bem tranquila, mas se quiser, também dá para visitar a Fortaleza, que é a única de Florianópolis com acesso por terra (existem ainda 2 Fortes acessíveis por terra, construtivamente diferentes de uma fortaleza). Fica aberta o ano todo. Veja aqui os horários e taxas de visitação.

Nos dias de maior movimento, principalmente aos fins de semana, a dica é estacionar o carro em Jurerê Internacional, ao lado do beach club P12, e ir para a Praia do Forte a pé passando pela fortaleza, pois para chegar de carro até a praia do Forte tem que passar por uma rua bem estreita e íngreme, onde só passa um carro, e fica bastante difícil voltar depois. A caminhada é bem tranquila, cerca de 15 minutos.

 

10. Daniela

 

A Praia da Daniela é uma praia de águas calmas, ideal para famílias com crianças e para prática de esportes como stand-up paddle ou caiaque.

A infraestrutura para alimentação e aluguel de equipamentos existe durante a temporada de verão. Fora da temporada é bom levar mantimentos se for passar o dia e curtir a tranquilidade!

 

Esta questão de infraestrutura vale também para a maioria das praias, ou seja, se for fora da alta temporada de verão, é bom se preparar, pois não haverá quiosques ou vendedores ambulantes, e alguns restaurantes no "centrinho" das praias maiores também podem estar fechados.

 

E aí, descobriu qual a sua praia? Não? Sem problemas, é só testar todas!

 

Veja também:

Trilha para a Costa da Lagoa em Florianópolis

Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

3 dias em Viena!

14 Nov 2019

1/3
Please reload

Posts Recentes

14 Nov 2019