O nascer do sol na Costa Amalfitana

Itália, Costa Amalfitana...aahhh que viagem maravilhosa! Durante nossa viagem pelo sul da Itália em setembro de 2015, passamos 5 dias na Costa Amalfitana, que vai de Sorrento a Salerno. E esta é a primeira dica: não queira conhecer a Costa Amalfitana em 1 dia, simplesmente porque você não vai conhecer. O sul da Itália tem muuuitos lugares para conhecer, é difícil encaixar tudo, mais difícil ainda quando se quer conhecer a Itália toda em uma única viagem, mas eu não ficaria apenas 1 dia nesta região, pois o interessante é sentir a atmosfera local, a culinária, as ruazinhas, apreciar o colorido das casas, dos jardins, e aquele marzão com um lindo pôr-do-sol ou o nascer!


Ficamos 5 dias, mas ficaríamos muitos mais...digo que pelo menos 3 dias para conhecer as principais cidades: Positano, Praiano e Amalfi.

Costa Amalfitana - Itália

Onde ficar: há muitos lugares lindos para conhecer, alguns muito movimentados, outros menos. A cidade que não pode faltar na minha opinião é Positano, a mais procurada pelos turistas, com mais restaurantes, lojas, etc...Mas também queríamos conhecer Amalfi, que tem uma boa estrutura e lugares lindos para visitar. Então descobrimos Praiano, que fica entre Positano e Amalfi e não é tão “badalada”, nem tão cara para se hospedar. Foi uma ótima descoberta, pois Praiano tem as mais belas vistas, as construções branquinhas na encosta, tem bons restaurantes e não é aquele agito de Positano ou Amalfi...

Praiano - Costa Amalfitana - Itália

Como chegar: é possível ir de ônibus, mas fomos de carro pois depois iríamos para outros lugares e facilitaria a logística...mas, muito importante: alugue um carro pequeno! As ruas são muito estreitas, só vendo para acreditar que passam 2 ônibus....é uma das experiências da região: ver os motoristas dirigindo e buzinando, as motocicletas e pedestres passando apertadinhos do lado...uma loucura! Os estacionamentos não são baratos, então usamos bastante os ônibus locais, o que valeu a pena.

Esse aí embaixo na foto não era nosso carro, mas bem que podia ser :)

Costa Amalfitana - Itália

O que fazer: conhecer as praias da região é imperdível, mas quais? A principal praia de Praiano é a Marina Grande, essa maravilha entre rochas, com o mar verdinho na parte mais rasa e muito azul na parte profunda...só de ver esse mar já valeu a viagem! A água é um pouco fria, mas dá pra encarar...e é muuuito limpa! As praias são todas de pedras, não tem areia fofinha, então se tiver um calçado para andar na água e proteger os pés ajuda! E também não é tão fácil chegar e estender sua canga em qualquer lugar, pois na maioria das praias há cadeiras dos bares/restaurantes e você vai ter que gastar uns bons euros se quiser o conforto...mas isso vale a pena quando é pra passar mais tempo, o dia todo...se não, dá-se o jeitinho brasileiro e arruma um cantinho pra ficar sentado no chão mesmo!

Para planejar bem sua viagem há muito material na internet...indico este site que tem tudo bem explicadinho e confiável: www.positano.com

Praiano - Costa Amalfitana - Itália
Costa Amalfitana - Itália

Mas estamos aqui para falar de sol, não é?! Então vamos lá...quando procuramos hotel para reservar em Praiano, um me chamou a atenção por ter uma foto do reflexo do sol nascendo no guarda-roupa do quarto...e foi este que reservamos! Então, nos nossos planos estava acordar mais cedo um dia para ver o sol nascer! Aproveitamos um dia que teríamos que sair cedo para ir para Capri...quando acordamos ainda estava escuro, pelas 6 da manhã...e quando começou a clarear estava assim:

Nascer do sol na Costa Amalfitana - Itália

E foi aí que levamos até um susto quando ele começou a aparecer! Que incrível! Lá estava o sol enorme, aparecendo atrás do morro e deixando o céu laranja!

Costa Amalfitana - Itália

Costa Amalfitana - Itália

E depois disso não precisa mais dizer nada...

Costa Amalfitana - Itália

Costa Amalfitana - Itália

Foi uma das coisas mais lindas que já vi! E fiquei pensando: por que não acordei mais vezes para ver o sol nascer?! E você, quantas vezes parou para admirar essa maravilha? É claro que a paisagem da Costa Amalfitana ajuda, mas dá para fazer isso em muitos lugares, cada um com sua beleza peculiar...


Por mais dias assim!!

Posts Em Destaque
Posts Recentes