Os encantos de Nápoles

6 Apr 2017

Vedi Napoli e poi muori”, já dizia Goehte, escritor e poeta alemão, em sua viagem pela Itália no século XVIII, ditado que representa até hoje o encantamento pela cidade dos que a conhecem, que depois disso, poderiam morrer felizes!

Bom, vimos Nápoles, não morremos e queremos ver de novo! Sim, gostamos muito de lá, apesar de tudo de ruim que falam, que é uma cidade perigosa, suja, tem a máfia e blá blá blá...Tem sim tudo isso! Mas tem muito mais! E a pizza...eu diria: mangia una margherita a Napoli e poi muori!

 

Nossa escolha para a hora do pôr-do-sol em Nápoles foi o Castel dell’Ovo (não confundir com o Castel Nuovo, outro castelo próximo à Piazza del Plebiscito), que fica numa pequena ilha, com acesso pela porta Santa Lucia, numa região com vários restaurantes que servem frutos do mar, pois era nesta região o antigo mercado de peixes de Nápoles.

O caminho até o Castelo já é um belo passeio, pela Lungomare (beira-mar), com a vista do Vesúvio!!

A lenda do “Castelo do Ovo” é de que o poeta Virgílio, que na Idade Média também era considerado um mago, escondeu no edifício um ovo mágico que manteria em pé toda a fortaleza. A sua quebra provocaria não só o colapso do castelo, mas também uma série de catástrofes na cidade de Nápoles. Até hoje, parece que ninguém encontrou o tal ovo, e, como dizem: enquanto houver o ovo, há esperança!!

O castelo já foi residência real e hoje pertence às Forças Armadas. A visita é gratuita e há estrutura para receber visitantes com necessidades especiais de mobilidade. Porém, se quiser ficar até o sol se pôr, nos fins de semana e feriados fica aberto apenas até as 14h, então a dica é ficar na Lungomare, já que dentro do castelo não é possível.

No interior do castelo não há muito para visitar, mas para quem gosta de fotografar é bem interessante. É possível até avistar a ilha de Capri! Sem falar na vista privilegiada do Vesúvio e da própria cidade de Nápoles, como a região de Posillipo, Mergellina e a Lungomare Caracciolo, nosso panorama ao pôr-do-sol!

E do outro lado, o majestoso Vesúvio iluminado pelos últimos raios do sol!

Próximo ao castelo, na via Partenope, há muitos bons restaurantes, ótimo lugar para passar a noite. Foi um dos locais que mais gostamos em Nápoles, muito agradável.

 

 

Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

3 dias em Viena!

14 Nov 2019

1/3
Please reload

Posts Recentes

14 Nov 2019

Please reload

Arquivo